JULIANE PENTEADO MINISTRA CAPACITAÇÃO EM PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL DO OESTE

PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO PARA SERVIDORES MUNICIPAIS DE SÃO GABRIEL DO OESTE

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de São Gabriel do Oeste (SGO-PREV), em parceria com o Departamento de Formação Continuada e a Câmara Municipal, promoveu, no dia 27 de junho, um curso voltado ao Planejamento de Aposentadoria do Servidor Público. Com a participação de mais de 100 servidores, a ação teve como foco esclarecer as recentes alterações nas normas previdenciárias e reforçar a importância de um planejamento antecipado.


Capacitação conduzida por especialista em Direito Previdenciário


A formação foi ministrada pela advogada Juliane Penteado Santana, especialista em Direito Previdenciário, professora universitária e coordenadora regional do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) na região Centro-Oeste. Com ampla experiência, a palestrante apresentou conteúdos atualizados sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), oferecendo aos participantes uma visão aprofundada de seus direitos, deveres e alternativas de organização previdenciária.


Para dra, Juliane, este foi um momento importante, para levar ao conhecimento do servidor, sempre o melhor benefício e seus direitos. "Falamos de regras atuais de aposentadoria para os servidores públicos, que teve mudanças com a Reforma da Previdência. Isto é muito importante, porque mostra também a necessidade de planejamento previdenciário para que eles possam aposentar com segurança e com o melhor benefício", ressaltou a advogada.


Conteúdo abordou regras, certidões e planejamento estratégico


Durante o curso, foram introduzidos conceitos fundamentais do RPPS, comparando as regras atuais com as anteriores de aposentadoria e pensão. Também foram detalhados aspectos legais relativos à incapacidade no serviço público e à aposentadoria especial. Os servidores receberam orientações sobre a certidão de tempo de contribuição, a aplicação da Portaria nº 1.467 e, sobretudo, estratégias de planejamento previdenciário — incluindo análise de finanças pessoais e a possibilidade de adoção de previdência complementar como fonte de renda futura.


Compromisso do SGO-PREV com a valorização do servidor


Para o diretor-presidente do SGO-PREV, José Luis Ribeiro de Leon, a iniciativa reforça o compromisso do Instituto em fornecer orientação qualificada aos servidores municipais. “Nossa meta é garantir que cada servidor conheça plenamente os requisitos para aposentadoria, as modalidades de benefícios, as regras de cálculo e as melhores práticas de planejamento financeiro”, afirmou Leon. 


Segundo José Luis, o curso representa mais um passo na valorização do servidor público e no fortalecimento da cultura previdenciária em São Gabriel do Oeste.



COM INFORMAÇÕES DE IDEST.COM.BR

Espero ter ajudado.

Juliane Penteado


  • Advogada previdenciarista;
  • Palestrante;
  • Professora de pós-graduação e cursos de extensão;
  • Coordenadora Regional do Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);
  • Diretora Adjunta de Relações Institucionais;
  • Diretora Adjunta de RPPS;
  • Diretora Adjunta de Relacionamento com o Direito das Famílias;
  • Todas pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP;
  • Sócia-proprietária do escritório Penteado Santana Advocacia.
Por Antonielly Avelar 19 de fevereiro de 2026
APOSENTADORIAS DO SERVIDOR PÚBLICO EM MATO GROSSO DO SUL, EM 2026. ALGO MUDOU?
Por Antonielly Avelar 11 de fevereiro de 2026
É POSSÍVEL SABER COM QUANTOS ANOS VOU ME APOSENTAR?
Por Antonielly Avelar 28 de janeiro de 2026
LEI DO DESCONGELA: O QUE MUDA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS E QUAIS OS IMPACTOS NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Leia mais