DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS E BENEFÍCIOS DO INSS

DOENÇAS PSIQUIÁTRICAS E BENEFÍCIOS DO INSS

Olá, tudo bem? 


Estamos encerrando o Janeiro Branco, mês da campanha nacional que tem por objetivo conscientizar a população sobre a saúde mental e emocional, realizada desde 2014.  A cor branca foi escolhida para representar uma "folha em branco", onde é possível escrever, desenhar ou projetar expectativas, desejos e mudanças. 


E a melhor forma de reescrever a própria história é tratando com os profissionais da área da saúde, preparados para esse tipo de doença. Muitas vezes, é necessário que a pessoa se afaste, inclusive das atividades de trabalho, até porque, em alguns casos, neste ambiente é que ela ficou doente.


Entre as doenças psiquiátricas que geram o afastamento do trabalho, estão a depressão e a ansiedade, pois impossibilitam continuar o exercício das funções de maneira plena, e é sobre isso que falo hoje.

Fique comigo, leia até o final para saber quais os benefícios que a pessoa com algum tipo de doença mental tem direito no INSS. 


Aproveite para compartilhar este artigo com quem você acha que precisa. 


Quais são os benefícios para quem tem ansiedade e depressão?

A Previdência Social garante o benefício por incapacidade, seja temporário ou permanente, uma vez que dependendo da condição do paciente, voltar ao trabalho pode agravar o quadro. 


Então veja quais os benefícios concedidos:


Auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença)

Para obter este benefício é preciso apresentar incapacidade para o trabalho ou atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos. Também,  é preciso ter no mínimo 12 contribuições ao INSS.


Aposentadoria por incapacidade permanente ( aposentadoria por invalidez)

Neste caso, o segurado precisa estar incapacitado de forma total e permanece para as atividades laborais, ou qualquer uma outra.  Também precisa de no mínimo 12 contribuições.

Ambos precisam da qualidade do segurado.


Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS)

Para ter direito a este benefício é necessário uma deficiência ou impedimento de qualquer natureza, que impeça a participação plena na sociedade. Como é um benefício assistencial, a pessoa deve estar num quadro de vulnerabilidade social, sem condições de se prover. 

Neste caso, não é preciso ter qualidade de segurado do INSS, e nem um número mínimo de contribuições.


Perícia Médica

Na perícia médica do INSS, que pode ser agendada pelo aplicativo ou site Meu INSS, o segurado deve apresentar documentação médica que comprove a doença e a incapacidade para o trabalho, como, laudos médicos,pedidos de afastamento, exames que comprovem a gravidade da depressão, laudo do psiquiatra com o CID e período do afastamento, atestado do psicólogo, guias de todos os medicamentos que está tomando.

Daí, o  perito médico do INSS analisa a documentação e o histórico clínico do trabalhador para determinar o tempo necessário de afastamento ou a aposentadoria por invalidez. 


Tempo de afastamento pelo INSS

Geralmente, o segurado fica afastado pelo INSS por até 120 dias com o auxílio por incapacidade temporária, e pode ser prorrogado por mais 60 dias.

Em caso de dúvidas e até para que a perícia não seja negativa, é muito importante a ajuda de uma advogada previdenciarista de confiança. Em nosso Escritório temos profissionais gabaritadas para atender esse tipo de demanda.



Espero ter ajudado.

Juliane Penteado


  • Advogada previdenciarista;
  • Palestrante;
  • Professora de pós-graduação e cursos de extensão;
  • Coordenadora Regional do Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);
  • Diretora Adjunta de Relações Institucionais;
  • Diretora Adjunta de RPPS;
  • Diretora Adjunta de Relacionamento com o Direito das Famílias;
  • Todas pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP;
  • Sócia-proprietária do escritório Penteado Santana Advocacia.
Por Antonielly Avelar 19 de fevereiro de 2026
APOSENTADORIAS DO SERVIDOR PÚBLICO EM MATO GROSSO DO SUL, EM 2026. ALGO MUDOU?
Por Antonielly Avelar 11 de fevereiro de 2026
É POSSÍVEL SABER COM QUANTOS ANOS VOU ME APOSENTAR?
Por Antonielly Avelar 28 de janeiro de 2026
LEI DO DESCONGELA: O QUE MUDA PARA OS SERVIDORES PÚBLICOS E QUAIS OS IMPACTOS NO DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Leia mais