NOVEMBRO AZUL E OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS

NOVEMBRO AZUL E OS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
Saiba mais

Fonte Imagem: canva

Olá, tudo bem?


Novembro é o mês dedicado à prevenção ao câncer de próstata, que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, estimam-se 71 mil novos casos de câncer de próstata somente em 2024.


No Brasil, o câncer de próstata é considerado uma doença grave e incapacitante, o que possibilita ao paciente buscar benefícios previdenciários para auxiliar no tratamento e sustento durante o período de incapacidade laboral. 


Saiba quais os benefícios


Entre os principais benefícios previdenciários que podem ser solicitados estão o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.


Auxílio-doença 


Este é um benefício temporário concedido ao segurado que comprovar estar temporariamente incapaz para o trabalho em decorrência da doença. 


Aposentadoria por invalidez


É um benefício permanente destinado aos segurados que se encontram totalmente incapacitados para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação.


Para ter direito a esses benefícios, é necessário passar por uma perícia médica realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que irá avaliar a gravidade da doença e a incapacidade para o trabalho. Desta forma, reúna todos os documentos médicos dos últimos seis meses, pelo menos, comprovam o diagnóstico, evolução da doença e tratamentos realizados.


Também é possível solicitar isenção de imposto de renda sobre os proventos de aposentadoria ou pensão recebidos em decorrência do câncer de próstata. A isenção pode ser concedida tanto para os benefícios previdenciários quanto para os benefícios pagos por planos de previdência privada.


É fundamental contar com o auxílio de uma advogada especializada em Direito Previdenciário para garantir que todos os direitos sejam devidamente pleiteados e que o processo seja conduzido de forma adequada. Essa profissional irá orientar o paciente sobre os documentos necessários, acompanhar a realização da perícia médica e, se necessário, recorrer em caso de negativa do benefício.


Cada caso é único e deve ser analisado individualmente. Por isso, é fundamental buscar orientação de uma advogada previdenciarista especializada para cada situação. O Direito Previdenciário está em constante evolução, por isso é importante estar atualizado sobre as leis e jurisprudências relacionadas ao tema.




Espero ter ajudado.

Juliane Penteado


  • Advogada previdenciarista;
  • Palestrante;
  • Professora de pós-graduação e cursos de extensão;
  • Coordenadora Regional do Centro-Oeste do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP);
  • Diretora Adjunta de Relações Institucionais;
  • Diretora Adjunta de RPPS;
  • Diretora Adjunta de Relacionamento com o Direito das Famílias;
  • Todas pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP;
  • Sócia-proprietária do escritório Penteado Santana Advocacia.
Por Antonielly Avelar 13 de agosto de 2025
SOMAR TEMPO DO RGPS e RPPS NA APOSENTADORIA DO SERVIDOR. VEJA COMO FUNCIONA
Por Antonielly Avelar 6 de agosto de 2025
APOSENTADORIA: PREVIDÊNCIA PRIVADA OU INSS? 
Por Antonielly Avelar 31 de julho de 2025
APOSENTADORIA DO SERVIDOR PÚBLICO PCD: REGRAS, REQUISITOS E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO
Leia mais